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12 de junho de 2018Comunicar é preciso e e na época de fim de ano as empresas precisam se destacar no meio de uma enorme variedades de chamarizes, promoções e anúncios de todos os formatos e tamanhos. Pensando nisso nós da Acriart resolvemos preparar um especial com dicas simples e efetivas para aumentar as vendas de fim de ano, são soluções de todos os níveis e custos:
1- Diversifique sua comunicação visual
A comunicação visual atende a interesses específicos, uma promoção, uma sinalização, o suporte para o marketing e por aí vai. Por ser o período mais propenso às vendas o final de ano merece atenção especial, para fazer alguma diferença é preciso diversificar os materiais promocionais para gerar uma lembrança na mente dos consumidores.
Na prática isso significa que você pode, e deve, utilizar mais de um meio de divulgação, o que já é feito por muitas empresas: Dar aquele visual “natalino” na fachada ao mesmo tempo em que adesiva as promoções e imprime alguns panfletos de divulgação pode ser uma estratégia simples, mas já se provou efetiva nesses casos.
2- Inove na mensagem
Esta dica pode ser um tanto difícil de colocar na prática já que nem todos os mercados aceitam ou tem à sua disposição a inovação, ainda assim vale a pena buscar em pequenas diferenças uma forma de cativas seu pública e criar uma relação duradoura. Em uma época onde temos um cliente altamente conectado e interagindo a todo momento, pequenos mimos ou mesmo um atendimento mais cuidadoso podem significar pontos extra.
3- Promova antes que seus concorrentes
Uma promoção só é válida se for verdadeira. Senão vejamos, está aí o exemplo da Black Friday brasileira para nos fazer lembrar disso já que muitos consumidores reclamam que não se tratam de promoções legítimas e sim de maquiagem de preços. Vai trabalhar por esse lado? Ofereça vantagens reais que seus clientes podem perceber facilmente, brindes e cartões de fidelização são outras estratégias que podem ser utilizadas.
4- Imprima o que agrada seu público
Nem todas as imagens conseguem dialogar com seu público e isso muitas vezes só é percebido quando se tem uma visão externa daquela peça que vai ser impressa. Pense no seguinte: “O que representam as festas de fim de ano para seus clientes? Há uma única imagem que consegue sintetizar esse ideia?” Caso você não saiba a resposta talvez seja a hora de deixar de procurar e aceitar que os conceitos podem ser transmitidos através de outros recursos, por exemplo, um texto bem redigido, uma chamada, um desconto, todos esses elementos podem servir como um suporte melhor para sua campanha.
É notório no meio publicitário um caso de uma famosa fabricante de bebidas que ganhou o prêmio de Cannes (o mais importante do segmento) com uma campanha para o dia dos pais que apenas dizia: “Não de dor de cabeça para seu pai, dê whisky”. É exatamente disso que estamos falando, ora, nenhuma imagem seria capaz de reproduzir o conceito de pai, tão único para cada um de nós.
5- Integre a identidade visual da sua campanha
Qual é a empresa hoje em dia que não tem uma página na web? E no facebook, instagram e tantos outros canais de redes sociais? Esses meios eletrônicos são excelentes suportes e canais de vendas e eles podem ser significativamente potencializados se forem integradas as identidades visuais da sua campanha ativa. Seus consumidores estão expostos a milhares de mensagens visuais todos os dias, criar uma unidade nas campanhas gera uma maior possibilidade de identificação e, consequentemente, mais oportunidades para vendas ou ao menos um trabalho institucional que pode render frutos no futuro.
6 – Avalie o retorno da sua comunicação visual
Uma comunicação visual bem feita merece ser avaliada. Não existe uma fórmula específica já que o próprio universo da comunicação visual é enorme e são muitos os seus propósito. O que sabermos é que é possível sim utilizar parâmetros simples para fazer essa avaliação, citamos alguns:
- Se for possível, mantenha um número de telefone dedicado para campanhas. A facilidade em se obter uma linha de telefone nos dias de hoje permite que você tenha um excelente parâmetro de acompanhamento no caso da comunicação visual voltada para a promoção de bens, produtos ou serviços.
- Para comunicação visual institucional, converse diretamente com seu público. Se você possuí uma base de clientes fidelizada, solicite diretamente a eles, através de um simples boca a boca ou dos seus canais on-line . “O que vocês acharam da nossa nova fachada?” É simples, direto e eficiente.
- Mantenha um arquivo das suas campanhas de fim de ano. Sejamos francos, nem toda campanha é um sucesso assim como nem toda é um fracasso, mas você pode otimizar seus resultados se passar a acompanhar e a investir naquilo que funciona para seu negócio.
Boas vendas! E precisando, pode imaginar, a Acriart faz!