[Vídeo] Precon Engenharia comemora cara nova, assista!
28 de setembro de 2016Atualizado – Aumente suas vendas de fim de ano com essas 6 dicas de Comunicação Visual
30 de novembro de 2016Fabricante alemão de bicicletas descobre que imprimir uma TV fltascreen em suas caixas de entrega reduz em até 80% o índice de quebras.
Quando você pensa em Comunicação Visual, muitas vezes a associa àquelas vitrines bonitas dos shoppings, ou às fachadas imponentes dos supermercados. Mas esse ramo da comunicação vai muito mais além daquilo que podemos chamar de “convencional”. Veja o caso deste fabricante de bicicletas alemão Vanmof: Com o irreversível aumento do canal internet a empresa se viu diante de um novo problema, as caixas onde as bicicletas eram embaladas para envio não eram suficientemente resistentes e, apesar dos avisos característicos das caixas de bicicleta, o índice de quebras e reclamações batiam recorde.
Nas palavras do diretor de criação da empresa:
“Desde que começamos a entregar bicicletas a 8 anos atrás nós sempre procuramos uma empresa parceira que colocasse o mesmo amor e carinho em nossas entregas que nós colocamos em nossas bicicletas. Tentamos de tudo, caixas grandes, bonitas e caras. Nada funcionava, uma boa parte de nossas bicicletas sempre acabavam quebrando no processo.”
No inconsciente dos entregadores a bicicleta é, por si só, resistente, e isso acaba gerando um desleixo com as caixas. Com previsão de realizar 90% de suas vendas através da internet até 2020 a empresa precisava de uma solução. Foi quando o co-fundador da empresa teve uma ideia genial: Ele percebeu que as caixas das bicicletas eram do mesmo tamanho das novas (e grandes) TVs flatscreen modernas. Ora, mas a maioria das TVs chegam intactas, mesmo quando são enviadas via correios!
Ao invés de colocar uma foto ou desenho de uma bicicleta na caixa eles passaram a imprimir uma foto bem grande de uma TV flatscreen.
Esse é apenas um exemplo muito interessante de como a Comunicação Visual ainda tem e sempre terá um papel fundamental, mesmo em um mundo predominantemente conectado e digital. E não se trata apenas de uma solução, a própria notícia se espalhou pela internet naturalmente a partir de um tweet gerando um enorme ganho de marketing espontâneo para a empresa (ou vai me dizer que você já conhecia a marca alemã de bikes Vanmoof)?
E você, o que acha? Deixe seu comentário!
Imagens: Website VanMoof e @jasongay