Acriart apoia: Exposição “Nosso lugar, um olhar para o entorno”
6 de setembro de 2018
Escolas estimulam a criatividade dos alunos com adesivos e comunicação visual imersiva!
16 de janeiro de 2019
Acriart apoia: Exposição “Nosso lugar, um olhar para o entorno”
6 de setembro de 2018
Escolas estimulam a criatividade dos alunos com adesivos e comunicação visual imersiva!
16 de janeiro de 2019

Como evitar erros na Comunicação Visual da sua empresa

Mulher com cara pensativa e balão desenhado sobre a cabeça

A comunicação visual é uma ferramenta poderosa de interação entre seu negócio e os clientes reais e potenciais. É através dela que o marketing encontra o seu apelo visual e alinha ideias e ofertas em uma maneira o mais eficiente possível para alcançar um objetivo determinado previamente como, por exemplo, aumentar vendas, promover produtos, sinalizar e criar um fluxo de compras ou institucionalizar a sua marca.

Tantas possibilidades acabam por gerar dúvidas ou imprecisões nas estratégias de comunicação visual que vão se acumulando, algumas até são institucionalizadas com o passar do tempo, e são exatamente esses pequenos porém significativos deslizes que vamos abordar.

 

Defina um objetivo. Sem ele a comunicação visual não cumpre seu papel.

 

A ação de “fazer só por fazer” ou de ” fazer para não ficar sem fazer nada” é a principal causa desse erro. Antes de executar qualquer peça de comunicação visual é fundamental definir claramente os objetivos que aquela peça deve cumprir ou, no mínimo, auxiliar a cumprir uma vez que em muitas situações as mídias impressas funcionam como suporte para uma estratégia maior de marketing.

Evite esse erro respondendo a simples questões sobre suas ações:

  1. Porque estamos fazendo?
  2. Para quem estamos fazendo ?
  3. Apenas após responder as questões acima você define: O que faremos para otimizar resultados e alcançar objetivos?

Não condicione o investimento em comunicação visual ao tamanho da sua empresa

 

Pequenos e micro empresários costumam deixar a comunicação visual (e em muitos casos a comunicação como um todo) em segundo plano nas empresas sob o argumento de que o tamanho da empresa não comporta investimentos nessa área. Esse conceito muito difundido é proporcionalmente errado simplesmente pelo fato de que a comunicação é uma área extremamente flexível e adaptável que traz benefícios a todos que a aplicam de maneira correta, independente do tamanho!

Se você é um microempresário, ainda assim pode se beneficiar de soluções em comunicação visual adequadas para seu negócio.

 

A sinalização pode e deve ser aproveitada para otimizar o fluxo de clientes

 

Não importa a situação, seja em lojas do tipo âncora, grandes comércios varejistas ou em pequenos mercados e lojas cada um dos elementos de sinalização pode e deve ser aproveitado para criar uma experiência de compra a partir do fluxo de clientes observado. É dizer, o layout dos comércios oferece a oportunidade de guiar seus clientes através da sinalização dentro de áreas chave que, por sua vez, levam a produtos em oferta ou alto valor agregado.

Isso confere à sinalização um novo papel, que extrapola a já importante função indicativa e que se bem pensada pode gerar um aumento de vendas de produtos específicos que leva em consideração a sua posição e o tempo de compra do cliente.

 

O design gráfico conta

 

Design de adesivo de cozinha

A comunicação visual depende de um suporte que esteja à altura da escolha de materiais e do tamanho das peças que serão produzidas. É super importante contar com designers gráficos qualificados e com experiência na área para conseguir um resultado que atenda suas expectativas ao mesmo tempo que comunica-se de maneira correta com seu público-alvo.

Resista à tentação de fazer o design das suas peças por conta própria ou com o auxílio de pessoas não qualificadas (desculpem os sobrinhos bem intencionados) e invista em profissionais que podem agregar muito valor à sua comunicação.

 

Peças externas tem prazo de validade

 

Ao contratar a instalação de peças externas em material impresso você deve, obrigatoriamente, levar em consideração o prazo de validade da mesma. Banners são peças excelentes para comunicar de maneira rápida porém um banner desbotado devido ao longo tempo de exposição pode gerar um efeito contrário daquele desejado. Por outro lado, materiais como o ACM tem uma durabilidade muito maior e podem ser alternativas mais apropriadas para fachadas de grande e pequeno porte.

Com essas dicas você tem a garantia de que sua comunicação visual será feita de uma maneira mais eficiente e que os recursos disponíveis serão alocados de maneira adequada.

Comments are closed.